Translate

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Fritando bife, mas preservando seu fogão

E aí, gente, tudo bacana? A dica de hoje é dupla, e, como sempre simples, prática é maravilhosa. Não sou muito de cozer comida frita. Desde que mudei minha alimentação tenho evitado fritura como o Cascão evita água. Lógico que de vez em quando agente dá uma escorregadinha de leve vez por outra né, foi o que aconteceu semana passada. Apesar das gorduras terem ido pra as minhas artérias cardíacas, sobrevivi para contar pra vocês duas dicas legais sobre o método de fritar bife de forma que ele não fique ressecado, além de evitar aquela ruuuuuuma de gordura que fica no fogão, tadinho, que nem tem culpa de nada. "Chore não meu fi, a Amélia aqui descobriu um meio de você não sofrer tanto nesta malfadada hora." Bom, primeiro vamos começar pelo tempero da carne. Aposto que vocês temperam com alho, pimenta, outros condimentos e sal né? Aham! Num disse! Pois minhas bichinhas, vocês teriam acertado se fosse só até “... outros condimentos”. Isso, isso, iiiiiiiiiisso! Jure minha fia, jure pelo sabão lux que aria suas panelas (por fora né, por dentro não pois não faz bem à saúde!) que você nunca, mas nunca mesmo vai colocar o sal na hora de temperar aquele bifão. Jure! Mas porquê? Simples, o sal tem ação desidratante, se você já o coloca na hora de temperar ele vai retirar a água da carne. Resultado: seu bifinho vai ficar ressecadinho que nem presta. Verdade, verdadeira! Tá acreditando não? Pois testa pra tu vê como não estou mentindo. Agora pronto, tenho que comer o bife insosso é? Eca! Calma apressadinha, falei de não adicioná-lo na hora do tempero. Então que horas devo colocar, se depois de temperar ele vai pra frigideira? Vailha que estresse! Mulé, você vai fazer o seguinte. Prestenção! Depois não diga que eu não avisei. Depois de esquentar o óleo, ponha o bife, e SEGUNDOS depois você já o vira. Você vai notar que ele já terá mudado de cor. Estará marronzinho. Então, é nesta hora que você vai acrescentar o bendito sal. Depois de salgar o primeiro lado, vire-o imediatamente e faça o mesmo procedimento. Com este simples cuidado você terá um bife mais suculento, macio, huuuuuummmm Acho que vou quebrar a regra de evitar fritura de novo ó. Nhame, nhame!!!! Certo, dica do sal só depois anotada e a segunda dica? Não é dupla? Ai, ai... acho que tem gente aqui que nasceu de sete meses, tcs, tcs, tcs. Bom, a segunda dica relacionada à fritura (nada saudável) é onde seu bife deverá ser frito. E não é na frigideira? Dãããããããã... Nã nã ni nã não! Vailha, essa Amélia é toda cheia de novidade, como assim, não fritar bife na frigideira? Eu hein! Eu sei que você sempre fritou bife na frigideira, você cresceu vendo sua mãe fritá-lo na frigideira, que, por sua vez, cresceu vendo sua avó também fazendo assim, que viu sua tataravó também... E por aí, vai! Mas qual o problema de se quebrar paradigmas, hum, huuuuuuuuum? Se você quiser evitar que aqueles pinguinhos de óleo malditos caiam no seu fogãozinho fofo, a dica é fritá-lo sabe onde? Você não vai acreditar. Na PANELA DE PRESSÃO! Isto mesmo. Lógico que sem a tampa pra pegar pressão, né. Depois que uma amiga me deu essa dica (até publicamos no Diz aí, Amélia! no Facebook) nunca mais, eu disse, nunca mais meu fogãozinho ficou naquela situação lastimável após uma fritura. Pois é. Não estou dizendo que evita 100% das gotinhas de óleo, mas diminui e muuuuuito! Lançando mão de uma porcentagem, digamos que 95% dos pinguinhos ficam dentro da panela.
Noooooooossssaaaaaaaaa! Pois testem! Beijo de Amélia inovadora! Ps.: A configuração dá página não está muito boa. O texto ficou em blocos, mas dá pra ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário