Translate

sábado, 27 de dezembro de 2014

Tempero Caseiro

E aí, gente humilde, tudo tranquilo?

Sabadão, dia preguiçoso, bom pra relaxar, não fazer nada, ou fazer pouca coisa com o mínimo esforço né. Isto é, se você correu na semana pra ter o luxo de morgar no sábado né, detalhe importante.

Pensando nesta linha lembrei de uma receitinha safadinha que faço pra facilitar nossa vida na cozinha, sobretudo para quem não é tão íntima da cozinha (como eu rsrsrsrsr...): é o TEMPERO CASEIRO.

Uso apenas quatro ingredientes e é maravilhoso pra agilizarmos um prato rapidinho, sem esforço e claro, sem estresse.

Os ingredientes básicos são:

- Cebola;

- Alho;

- Óleo;

- Sal.
Olha ele aí, prontinho.

 
É só bater tudo no processador, mixer ou mesmo liquidificador e estará prontinho. Não gosto muito de usar o liquidificador por que o cheirinho que fica depois e a gordurinha do óleo, dá mais trabalhinho chatinho para limpar, sobretudo se, logo em seguida, precisamos utilizá-lo para fazer um suco ou outra bebida qualquer. Mas dá pra fazer nele sim, é questão de gosto.

 
Não sou muito de determinar uma quantidade certa, vou muito pelo “olhômetro”, até por que às vezes não dá tempo de fazer compras e uso o que tenho em casa, meia cebola, alguns dentes de alho... enfim. Armazene em potinhos de vidro (são mais fáceis de limpar e conservam melhor) hermeticamente fechados dentro da geladeira.

Algumas pessoas não utilizam o sal, mas este serve para conservar o tempero, preservando por até quinze dias ou mais. Tem gente que utiliza por um mês, mas vamos com calma por que o santo é de barro! Caso não use, consuma em no máximo dois dias, posto que a cebola estraga rápido e, dizem que este é o tempo de duração dela após cortada.

Outras pessoas fazem separado o alho e a cebola, mas eu prefiro os dois juntos pela praticidade, e é difícil uma receita que separe essa duplinha dinâmica.

O óleo é utilizado para não deixar a cebola e o alho ressecados.

Pode-se, ainda, acrescentar outros temperos, tais como: cebolinha, colorau, salsinha, coentro, cominho, orégano, molho inglês, azeite... e por aí, vai. Depende do seu gosto. Eu prefiro essa receita básica, por que dá certo com tudo.

Gostaram? Aposto que sim!

Beijinho de Amélia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário